Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Dança Indiana não é dança do ventre

Deixando temporariamente os temas relacionados com a origem da dança, hoje resolvi falar um pouco sobre as diferenças entre a dança do ventre e a dança indiana.Quando, conversando com alguém, menciono que estudo e pratico dança indiana, a pergunta que segue é sempre a mesma: "é tipo assim, dança do ventre?"Sempre. Digo só: "naum". Mas pensando bem, claro, existe bons motivos pras pessoas pensarem assim. Primeiro, a cultura oriental mais próxima, ainda mais difundida por aqui é a árabe, tanto é que, muitas vezes, o anúncio para as aulas de dança (geralmente do ventre) é: Dança Oriental. Segundo, as pessoas não sabem muito sobre a India, nem na escola a gente estuda. Quando muito, nas aulas de geografia a gente ouve falar nas monções...as pessoas, em geral, tem um grande vazio, ou quase nada, relacionado àquele país distante chamado India. E elas, dança do ventre e dança indiana, tem mais do que o continente em comum. Ambas estão, na sua origem, relacionadas com a espiritualidade. São danças que nasceram pra não só ser uma arte, mas para louvar e conectar o ser humano com algo superior. Aí está sua semelhança: são exercício para o corpo e alimento para a alma. Em termos de movimento, não possuem nada em comum. A dança do ventre concentra sua atividade (como o nome diz) no ventre, enquanto que a dança indiana trabalha mais com os pés. Elas na verdade, podem ser ótimos complementos, já que na dança indiana, praticamente não se usa o ventre, quando muito uma inclinação do tronco. Os movimentos na dança do ventre tendem a ser arredontados, circulares, enquanto que no Bharata Natyam são lineares e geométricos. Resumidamente, essas seriam as semelhanças e diferenças. Sem falar, é claro, na dificuldade de se achar um bom professor de dança indiana por aqui. Já dança do ventre, é beeemmm mais fácil, existem bons e maus profissionais, mas de qualquer forma, ainda é bem mais acessível. Música então...nem se fala! Eu confesso que tem que se amar muito a dança indiana pra não desanimar, tamanha são as dificuldades. Mas o preço que se paga, vale a pena, pois é simplesmente o suprassumo entre as danças e da arte em geral. Exige, claramente, muito domínio, treino e força de vontade. Mas aquele que dominar bem a técnica e ainda possuir aquela graciosidade, aquele algo mais (quer dizer: aquele cuja arte é realmente sublime) certamente é recompensado e abençoado pelos Deuses! Este pode transformar o mundo ao seu redor e, parece me, tornar a vida um pouco menos dura e injusta.

7 comentários:

Unknown disse...

Continente em comum? desculpa, mas a dança do ventre se concentra mais nos países mulçumanos, com sua maioria no oriente médio, já a dança indiana vem da índia que fica na ásia, geografia hein?

Melissa disse...

Oooops, verdade...foi mal! Mas a idéia era dizer que ambas são danças orientais, aí meu deslize. Seria o mesmo lado do mundo em comum.
Valeu a crítica!

Sandra Marisa N Correia disse...

Na verdade você está certa Melissa, existem apenas 5 continentes e a continente asiático engloba o oriente médio!

Eliana disse...

Melissa vi seu blog e amei, estou fazendo um site sobre india,dança indiana e qualidade, vc me autoriza usar seu blog??
bj querida e parabéns

Unknown disse...

Olá Melissa!
Andava exactamente a procura destas diferenças no google para confirmar a minha ideia e vim dar ao seu blog!Concordo plenamente consigo. Gosto muito mais de dança e música árabe, e agora até com a influência daquela novela "Caminho das Índias" ainda se nota mais a pouca percepção que as pessoas têm entre as diferenças entre estas duas culturas, especialmente nos comentários que fazem.
Obrigada por ter seu blog aqui na net:)
Já agora por acaso dá aulas aqui no Porto?Gosto muito de dançar dança do ventre mas nunca tive oportunidade de tirar um curso.

Beijinho

Anna

Lorena Labanca disse...

OLá!!!
Amei seu blog! Amei, amei, amei!
E gostaria muito, muito mesmo de estudar dança indiana clássica.
Faço dança do ventre e dança cigana, e minha professora de dança nos passa algunas coreografias de bollywood. Como eu amo a India, a cultura, a filosofia e religião tenho facilidade para dançar bollywood, e todos gostam e me elogiam muito. Minha professora sempre me põe na frente, e quer que eu monte um solo de bollywood. Faço yoga tb, e tem um espaço aqui na minha cidade sobre a India, onde tem yoga, apresentações de música (mantras) e, as vezes reuniões sobre culinária, mas é muito caro e eu não frequento. Gostaria, mas não dá ($)...rs O caso é que uma rapaz que toca mantras nessa casa já me convidou para dançar dança Indiana lá, pq lá não tem ninguem que dance. Eu adorei receber tal convite, mas entendo que bollywood não seria a dança certa!Pra quem não entende nada, é até bonitinho, alegre. Mas não se trata de dança Indiana propriamente dita. E não fica bem em mantras! Bom, o caso é que gostaria muito de estudar, aprender, pois acho a coisa mais linda e sublime da terra! Quem sabe no futuro poderia me profissionalizar, já que há que se ter um diferencial, pois dança do ventre todo mundo faz! Mas aqui em Petrópolis-RJ, onde moro, não há ninguém que faça ou ensine. Como faço para aprender? É possível começar apenas lendo e vendo vídeos? Sei que o ideal seria ter um professor, um guru, alguém para me passar, me avaliar e puxar por mim, mas aqui, definitivamente não tem! Poxa vida. Eu amo tanto, acho tão lindo, que não vou sossegar enquanto não dançar! Quem sabe vc que é experiente pode me ajudar. Obrigada!
Hare Krishna!

Melissa disse...

Namastê, Lorena! Fico muito feliz de saber que meu blog fez a diferença pra vc! Verdade, fica muito dificil se não se tem um professor, um guru. Você já sabe que estilo de dança indiana quer aprender? São 7 danças clássicas e muitas outras folclóricas. Todas são belas, mas diferentes. Minha sugestão é que vc veja muitos videos (e leia) sobre os diferentes tipos e identifique uma das danças que seja mais você. Em um segundo momento, sim, procurar um professor qualificado. Aqui no Rio conheço, além de mim (hehe) a Casssiana Rodrigues que trabalha com Kuchipudi. No momento, não estou trabalhando com BN, mas pretendo voltar em breve! Qualquer dúvida, me manda uma mensagem, ok? E boa dança pra vc!