Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de julho de 2008

As Origens da Dança II

Interessante...como já era de se esperar, diferentes fontes têm versões diferentes da mesma história. Fica dificil escolher uma, escolho aqui a que aparece mais vezes, ou a que me parece menos estranha, hehe. Na India isso é bem comum, sendo um país muito grande, a mesma história aparece com várias versões. Algumas, mudam um detalhe, outras são completamente diferentes, dá pra dizer que uma nova história.
Na mitologia hindu o Deus Shiva é considerado os senhor supremo da dança. A história é mais ou menos assim:
Há muito tempo atrás, um grupo de sábios viviam em uma floresta e dedicavam suas vidas a estudar e procurar a verdade suprema. Eles procuravam as respostas para os mistérios da existência humana. Com o passar dos anos, eles se iludiram a respeito de sua própria importância e tornaram-se orgulhosos e arrogantes. Todos os seus esforços foram disperdiçados e em algum tempo eles não eram mais dignos de toda aquela sabedoria.Para dar-lhes uma lição, Shiva chega disfarçado de um belo jovem ermitão. Seduzidos por sua beleza os sábios e suas esposas o perseguem, implorando que fique com eles. Mas Shiva ri e dobocha deles insolentemente. Então enfurecidos, os sábios decidem acabar com ele e sua juventude insolente.
Eles, então, fazem um sacrificio e com seus poderes mágicos fazem aparecer um tigre, que corre para atacar Shiva. Mas Shiva tira sua pele com a unha de seu dedo mínimo e a amarra a sua cintura.Os sábios, então, criam uma enorme e venenosa serpente mas Shiva a enforca e a amarra em seu pescoço. Logo, eles fazem aparecem um terrível demônio, Mulayak ou Apasmara,que corre para atacar Shiva, que, às gargalhadas, derruba-o, sobe em suas costas e começa a dançar.Sua dança é tão poderosa que deixa os sábios perplexos. O movimento de seus braços mexem com o firmamento, seus cabelos soltos e livres alcançam os corpos celestes, seus pés separam montanhas e fazem a Terra tremer.Os habitantes de todos os Mundos saem de para assistir a Shiva.
Os sábios assistem maravilhados a uma verdadeira apariçao de Shiva. Ele depenou o tigre de sua ambição, sufocou a serpente de sua paixão e esmagou o demônio de sua ignorância e seu ego.
Essa dança é chamada de Ananda Tandava e sua importância e simbologia aparece quando percebemos que esta dança acontece dentro de nós mesmos.É a dança da plenitude, da felicidade que acontece no palco de nossos corações.*

Adoro essa história! Adoro sua simbologia e cada vez que olho Shiva Nataraja, é disso que tento lembrar, sempre!
Om namah shivaya!
Fiquem com a força de Shiva!

*Fonte: Sahai, Krishna. The story of a dance: Bharata Natyam.

Nenhum comentário: