Pesquisar este blog

domingo, 21 de setembro de 2008

Dvds, Vcds e Cds e sites substiuem um guru?


Gente, cada é mais fácil achar material pra estudar dança indiana on-line! Fiz uma baita pesquisa e achei muita coisa. Até, recentemente adquiri algumas. Tem dvd, vcd, cd rom, sites e livros. Tem de tudo, de dança clássica em seus vários estilos, até bhangra e bollywood dance. Dos que adquiri, posso falar. São dvds, vcds e cd rom. Bastante didáticos e bem intencionados. Em todos eles, porém, se houve a mesma mensagem dada pelo artista apresentador: "Esse dvd (vcd, cdrom etc) é para ajudar estudantes em sua prática, complementar o aprendizado de aula, mas jamais deve substituir um guru." Claro, assistindo o dvd se pode ter uma ídéia do movimento, de sua seqüência, mas pra quem nunca viu dança indiana...fica complicado. São movimentos, em geral, bastante complexos. Dá pra confundir até quem sabe...imagina pra quem não conhece! São realmente ótimos como extra, como ilustração, para ajudar a memória e ter sempre uma fonte na hora da dúvida, mas pra sair dançando depois de decorar um ou 2 dvds é outra história. E quem vai verificar se a mera repetição do que está no video é boa, se há simetria (numa dança completamente geométrica), nos ângulos, na movimentação (diagonal, circular, linas retas para trás, para frente...) quem vai verificar abhinaya (a expressão, o olhar, o sentimento) posicão dos pés etc. É impossivel fazer tudo! Um guru pode, além de te dar toda a instruçao técnica, te dar percepção estética (o que fica bem para um corpo, pode não ficar tão bem pra outro) apontar problemas, e acima de tudo, te fazer entender, de dentro pra fora, que dançar é bem mais que apenas mover o corpo ao som da música. Ele te ensina, através da dança, tantas outras coisas. Minhas amadas gurus (como sinto falta delas!) eram muito mais que minhas professoras. Foram e ainda são, amigas/irmãs (aka, como as chamava).
Confesso que tem sido muito dificil praticar sem elas. Um espelho, uma câmera filmadora são meus ajudantes. Claro, um guru pode te mostrar, te ensinar, mas não pode praticar por ti. É nisso que tento me concentrar. Sem o olhar das minhas mestras, faço-as presentes no meu coração e mente, praticando e lembrando de toda energia e conhecimento que me transmitiram enquanto praticava na sua presença.E, assim, de certa forma, sinto que elas estão ali.
Lots of Pyar, my dear gurus Alice, Annalisa e Anita!

2 comentários:

Thayana disse...

Olá, acredito q sua opinião é sem dúvida bastante relevante. Sou professora de dança do ventre e gostaria muito de aprender dança indiana mas na minha cidade não tem professora e nem sei como procurar em outras cidade. Sou da Bahia e n sei se há professoras em Salvador!! Como posso aprender sem professor??
Obrigada!!

Melissa disse...

Thayana,
Obrigada pelo seu comentário! Posso te dar uma dica: tens orkut? entra numa comunidade relacionada a India (Apaixonados pela India) e/ou uma de dança (Dança Indiana) ambas em português, e cria um tópico perguntando se alguém sabe de artistas/professores em Salvador...eu, infelizmente, não conheço ninguem por aí...
Boa Sorte!
Namastê