Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Primeiros Passos

Namaskar! Depois de um tempo sem tempo para continuar o blog, hoje vou falar um pouco da estrutura do BN. Uma das qualidades, aquela que mais nos chama a atenção em um primeiro momento, é a riqueza de detalhes. Mãos, olhos, cabeça, pescoço, sobrancelhas, tronco e pés, tudo dança. O corpo trabalha minuciosamente cada parte, sem deixar de formar um todo (não é à toa que muitos anos de estudo e prática ainda podem ser pouco...) mesmo quando estático, muitas vezes em poses da iconografia hindu, este corpo transborda significado. Pode-se recriar o universo sem precisar de um objeto sequer. Os gestos podem mais que as palavras, mais que um cenário. As possibilidades são ilimitadas. Como isso é possível? Não podemos responder a esta pergunta sem antes entender dois conceitos importantíssimos: Nritta e Nritya.
Nritta seria a parte rítmica, mais abstrata. Muitos dizem ser a dança pura. As sequências de Nritta em BN são compostas por unidades chamadas Adavus (falaremos deles em breve).
Nritya é a combinação da parte rítmica com o elemento teatral. Aqui idéias, emoções, conteúdo literário/poético são apresentados através de gestos e expressão facial.A este método de comunicação na dança chamamos de Abhinaya, um outro conceito indispensável. Segundo os tratados de dança são quatro tipos de abhinaya: Angika (expressão através de gestos e ações, usando os membros), Vaachika (expressão através das palavras, como uma poesia, letra da música), Aaharya (a maquiagem, a roupa, os ornamentos) e Saathvika (emoções e sentimentos).
Podemos, então, pensar numa análise combinatória de elementos. Gestos com as mãos (que são 2 e podem trabalhar juntas ou separadas) mais movimentos/ações, os olhos, expressão facial, as palavras, o ritmo...enfim, muitos elementos mesclando-se de diversas formas e a cada instante criando um novo significado. Falaremos a seguir nos dois elementos mais importantes nessa combinação: Mudras ou Hastas (gestos com as mãos) e Saathvika Abhinaya (a expressão dos sentimentos). Até breve! Namaskar!